quinta-feira, 22 de setembro de 2011

A nova WEB , a Web 2.0 e a geração Y...Z



A geração Y são os nativos digitais , nascidos com a internet, na década de 80, fazem tarefas múltiplas, produzem vídeos, comunicam -se via rede com alguém do outro lado do mundo, ler conteúdos em várias línguas, graças aos tradutores disponíveis na WEB, baixam músicas, raramente compra CD, nunca conheceu um mundo sem internet, sem banda larga, mp3, mp5, mp7, celulares, tem computador no quarto, tem iphod para ouvir suas músicas, uma câmera fotográfica digital, iphone, tablets, passa boa parte do tempo livre surfando na net sem destino, conversando com amigos, no facebook, msn, jogando, comprando . Publicam mensagens no seu blog, fotos no fotolog, não ler jornais, nem assitem noticiários de TV, mas acompanham bate papos mais atualizados sobre tecnologia e ciberculturas, domina as ferramentas de produção de texto, áudio e vídeo, produzem seus próprios conteúdos, não são Nerds , nem Hackers , é um cara super normal, é seu sobrinho, seu vizinho, seu filho. A única diferença entre nós e a geração Y , é que estão crescendo num mundo muito diferente daquele que nós fomos criado, mas somos muito paraecidos m, vivemos em 2011, um mundo onde a tecnologia está crescendo na velocidade da luz. Clientes, empresas e consumidores de todas as idades, a informação nunca foi tão fácil de acessar, publicar, é o mundo da participação, colaboração coletiva.
Estamos deixando de ser consumidores passivos para produtores ativos, a internet essa grande rede colaborativa deixa de ser uma rede que interliga computadores para ser uma rede que conecta pessoas em qualquer lugar em qualquer momento.

fonte: adaptação de parte do texto do vídeo Rafinha WEB 2.0.
http://www.youtube.com/watch?v=2AUzqwGrDSs

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Oficinas Itinerantes do município




As escolas municipais que possuem laboratório de informática estão recebendo formação continuada no sistema operacional Linux.
As oficinas iniciais , aprendem o Br Oficce- Writer, Calc, Impress e Tuxpaint. Depois outros aplicativos como o editor de áudio Audacity, jogos educacionais GCompris.
Abaixo algumas fotos dos professores participantes das oficinas.
: professoras do Ciso.