quinta-feira, 14 de outubro de 2010

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Nova Lei do direito autoral

Direito autoral, cultura e educação. Arakin Monteiro


ARede nº61, agosto 2010 - Para além de sua função de resguardar os interesses morais e patrimoniais dos criadores de obras artísticas e intelectuais, os direitos autorais deveriam facilitar e promover o acesso aos bens culturais e educacionais por toda a sociedade, de maneira equilibrada. No entanto, a legislação brasileira de direitos autorais acabou por se tornar um entrave à livre difusão cultural, à educação, ao avanço científico-tecnológico e, consequentemente, ao desenvolvimento econômico.

Afirmar que a Lei de Direitos Autorais se tornou um obstáculo para o desenvolvimento não significa colocar-se contra os autores e seus direitos. Pelo contrário, trata-se de desconstruir a distorção ideológica orquestrada pela “indústria do copyright”, que se apropria da produção intelectual e artística para remunerar a si mesma.

Em virtude do peso absolutamente dominante dos intermediários no processo de produção e distribuição dos bens culturais, a sociedade é criminalizada, enquanto os elefantes brancos do direito autoral (que recebem polpudos subsídios públicos) fomentam a repressão contra professores, estudantes e trabalhadores, seja por meio de suas campanhas antipirataria ou pelo suporte e coerção que exercem por meio do Estado.

A indústria do copyright encontra-se em confronto direto não apenas com os anseios e necessidades sociais, mas com a própria história. A menos que aceitemos uma visão ludista – que deposite no próprio desenvolvimento científico-tecnológico a responsabilidade última por suas mazelas –, veremos o quão quixotesca tornou-se a empreitada dessa indústria na repressão e estigma (moral-ideológico) das práticas sociais. Essa situação torna-se ainda mais absurda ao observarmos como o Poder Judiciário tem servido de instrumento repressor, reconhecendo e defendendo a interpretação da lei realizada por este grupo de interesses, muitas vezes com desrespeito explícito aos direitos humanos. Em âmbito internacional, o tempo de proteção das obras tem crescido gradativamente em detrimento do bem público e a favor dos interesses da indústria (e somente dela).

Estes e outros conflitos são frutos do descompasso existente entre a legislação em vigor e o desenvolvimento tecnológico articulado às novas práticas sociais. No Brasil, temos em vigor uma das legislações mais restritivas e conservadoras do mundo. Embora a Convenção de Berna e o acordo TRIPS nos obriguem a proteger as obras por 50 anos após a morte do autor, o nosso prazo de proteção é de inexplicáveis 70 anos, reduzindo o espectro do domínio público em 20 anos. Ou seja, são 20 anos de produção cultural e científica que permanecem sob o monopólio abusivo de editoras e gravadoras, garantido pela subserviência voluntária do Estado brasileiro.

Após quatro anos de discussão e debates com diversos setores da sociedade civil, o Ministério da Cultura publicou a consulta pública sobre o projeto que reforma a Lei de Direito Autoral (disponível em: http://www.cultura.gov.br/consultadireitoautoral). A consulta pública foi prorrogada e ficará aberta até 31 de agosto. É uma excelente oportunidade para que estudantes, professores, pesquisadores, autores, artistas e sociedade defendam seus interesses e pressionem o legislativo para que o projeto seja levado a diante.



Arakin Monteiro
é sociologo,doutorando em Ciências Socials pela Unesp.É integrante da Rede de Estudos do Trabalho(RET) e do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas para o Acesso à informação(GPOPA/USP)

Artigo retirado da revista- http://www.arede.inf.br/inclusao/edicoes-anteriores/166-arede-no-61-agosto2010/3322-opiniao

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Curso Proinfo 40 para projeto MAIS EDUCAÇÃO


Está sendo desenvolvido no NTM -Núcleo de Tecnologia Municipal de Itabuna o curso Introdução à Educação Digital do PROINFO , com carga hortária de 40 hs para os professores que fazem parte do projeto MAIS EDUCAÇÃO que irão trabalhar nos laboratórios de informática das escola municipais, onde estão conhecendo os aplicativos do Linux educacional , o Tux paint, o GCompris, os Programas Educacionais, as ferramentas de produtividade como Writer, Calc e Impress e criação de Blogs.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Oficina no CAIC



Oficina : Meu primeiro BLOG
Para professores que desejam utlizar as novas tecnologias, com o uso pedagógico do Blog

Alguns endereços dos novos Blog de professores do CAIC Jorge Amado:

http://letramentobloggerdageny.blogspot.com/
http://yasmineinformatica.blogspot.com/
http://radionaescolasuedicaro.blogspot.com/
http://matematicafacilcomtony.blogspot.com/
http://gilgestaoetecnologia.blogspot.com/
http://beteeducacaoinfantil.blogspot.com/
http://luizvianananet.blogspot.com/
http://nasondasdoradio.blogspot.com/

Oficina de GCOMPRIS na Escola Municipal Lar Fabiano

Essa oficina tem o objetivo de orientar aos professores para as possibilidades de uso pedagógico do aplicativo educacional GCompris, que oferece mais de 60 atividades diferentes de matemática, experimentação, geografia, artes, divertimento, leitura , etc.
Que podem ajudar a fixar os conteúdos trabalhos em sala de aula, através dos joguinhos, atividades de experimentação ou simulação que atraem o aluno pelo lúdico e realizando uma atividade mais significativa.
Fotos da oficina com professores do CAIC:

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Lançamento de livro , veja a dica que recebi e encaminho para vocês:


Estamos sendo observado a todo momento. Olhe em volta.
Há cãmeras de vigilãncia, satélites, telefones celulares, máquinas digitais, chips de identificação, cartões de fidelidade, cartões de supermercado, cartões de crédito, sites de relacionamento e mesmo a Wikipédia prontos para espreitá-los. Invasão?

Apenas parte de uma lógica de mercado?
Estamso interligados, conectados nessa grande rede social.
Surge uma produção artística, que se vale desses novos meios, cujo
desafio é o de questionar a tecnologia e seus limites, assim demonstrar
a superficialidade das relações sociais e identificar o pensamento
hegemônico.

Entre reflexões e análises de trabalhos de web arte, instalações
interativas e outros projetos de arte e tecnologia,Fábio Oliveira Nunes procra neste ensaio, que a editora Perspectiva publica em sua coleção Big Bang, reavaliar as diretrizes presentes. Abrindo este novo mundo por um atalho:
faça CTRL+ART+DEL.

*Fábio Oliveira Nunes é artista multimídia. Graduou-se em artes
plásticas naUniversidade Estadual Paulista (Unesp) e titulou-se
mestre em multimeios na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
É doutor em artes pela Universidade de São Paulo (USP), realizando
pesquisa sobre os desdobramentos sociais da produção artística em
novos meios. É autor do site Web Arte no Brasil, uma referência nacional
sobre a produção de arte e tecnologia na Internet. Em dez anos de produção
artística e reflexões na área, F.O.N. realizou dezenas de palestras, participou
de debates e exposições e publicou vários artigos sobre o tema.






sexta-feira, 9 de abril de 2010

Os 10 mandamentos da educação online

• 1. Acesso à Internet: ter endereço eletrônico, um provedor e um equipamento adequado é pré-requisito para a participação nos cursos a distância.

• 2. Habilidade e disposição para operar programas: ter conhecimentos básicos de Informática é necessário para poder executar as tarefas.

• 3. Vontade para aprender colaborativamente: interagir, ser participativo no ensino a distância conta muitos pontos, pois irá colaborar para o processo ensino-aprendizagem pessoal, dos colegas e dos professores.

• 4. Comportamentos compatíveis com a etiqueta: mostrar-se interessado em conhecer seus colegas de turma respeitando-os e fazendo ser respeitado pelo mesmo.

• 5. Organização pessoal: planejar e organizar tudo é fundamental para facilitar a sua revisão e a sua recuperação de materiais.

• 6. Vontade para realizar as atividades no tempo correto: anotar todas as suas obrigações e realizá-las em tempo real.

• 7. Curiosidade e abertura para inovações: aceitar novas ideias e inovar sempre.

• 8. Flexibilidade e adaptação: requisitos necessário à mudança tecnológica, aprendizagens e descobertas.

• 9. Objetividade em sua comunicação: comunicar-se de forma clara, breve e transparente é ponto - chave na comunicação pela Internet.

• 10. Responsabilidade: ser responsável por seu próprio aprendizado. O ambiente virtual não controla a sua dedicação, mas reflete os resultados do seu esforço e da sua colaboração.

Fonte: Unilavras

terça-feira, 23 de março de 2010

Concurso Internacional EducaRede abre inscrições

Concurso Internacional EducaRede

Compartilhe seu projeto com educadores e estudantes de vários países e ganhe prêmios


Clique no cartaz para visualização em tamanho maior


Professores e estudantes de todo o país que realizam projetos pedagógicos inovadores que utilizem as TIC (Tecnologias da Informação e da Comunicação) em suas escolas podem ter o seu trabalho reconhecido internacionalmente e ainda ganhar prêmios! São notebooks, table PC, jogos digitais multimídia, aparelho de MP4 e leitor de ebook para alunos e professores, além de lousas digitais e projetores para a escola a qual o premiado pertence.

Você executa projetos com esse perfil? Pois então, você e toda a comunidade escolar estão convidados a participar do Concurso Internacional EducaRede, que carrega como pressupostos a promoção do uso pedagógico das TIC, o reconhecimento do esforço da comunidade escolar para introduzir as tecnologias nos processos de ensino aprendizagem e o compartilhamento de práticas inovadoras nas escolas entre professores e estudantes de várias partes do mundo. O concurso é uma iniciativa do Programa EducaRede da Espanha e um dos primeiros projetos do Portal Global EducaRede, que pretende reunir em um só ambiente virtual os oito países iberoamericanos onde o EducaRede atua.

As inscrições para o Concurso Internacional EducaRede podem ser realizadas de 8 de março a 16 de abril, mas antes disso recomendamos a leitura das bases do concurso com todas as regras (objetivo, modalidades, categorias, formação da equipe de trabalho, formatação e entrega dos trabalhos etc.), além da consulta de uma lista de perguntas e respostas sobre o concurso. Os participantes deverão desenvolver e enviar seus trabalhos até 21 de maio. Abaixo, um resumo com algumas informações:

Prazos para os participantes brasileiros
Inscrições – 08 de março a 16 de abril
Período de trabalho – 08 de março a 21 de maio
Entrega dos trabalhos – até 21 de maio
Divulgação dos resultados do júri – final de junho


As inscrições, somente online, devem ser realizadas no Portal Global EducaRede (Atenção: você deve se registrar no Portal Global EducaRede)

*AVISO: várias pessoas relataram da dificuldade de fazer as inscrições no portal, mas não custa ir tentando. Primeiro se inscrevam no Educarede.

Premiação


São três prêmios por categoria e modalidade de participação, de forma que a escola, professores e alunos receberão um prêmio. Veja os detalhes da premiação na bases do concurso.

Modalidades


O Concurso Internacional EducaRede propõe a realização de trabalhos multimídia relacionados com temáticas do currículo escolar, em quatro diferentes modalidades de participação:

Modalidade Web: realização de trabalhos curriculares em formato web.

Modalidade Blog: trabalhos de conteúdo curricular elaborados na ferramenta de blog que o Portal Global EducaRede proporciona para o concurso.

Modalidade Wiki: trabalhos de conteúdo curricular elaborados na ferramenta wiki que o Portal Global EducaRede proporciona para o concurso.

Modalidade Experiências Didáticas: apresentação de uma experiência na qual o docente esteja utilizando, ou tenha utilizado, as tecnologias da informação e comunicação como veículo para o ensino de conteúdos curriculares.


Formas de Participação

Cada professor poderá ser responsável por dez grupos de trabalho, no máximo, independentemente das modalidades e categorias selecionadas. Por exemplo, um professor pode trabalhar com três grupos de Wiki, dois de Web, quatro de Blog e uma Experiência Didática. As possibilidades de participação são:

Docente sem alunos

Se o professor deseja participar do concurso sozinho (sem vínculo com grupos de estudantes ou outros professores), pode se inscrever na modalidade "Experiências Didáticas".

Docente com alunos

Os docentes que desejam realizar um trabalho com seus alunos podem cadastrar suas equipes de trabalho, desde que se cumpram os seguintes requisitos:

• Cada equipe de trabalho será formada por um número mínimo de 2 e máximo de 6 alunos, nas modalidades Web, Blog ou Wiki, e na categoria correspondente ao nível educativo e idades dos alunos.

• Todos os alunos da equipe devem pertencer ao mesmo nível educativo, podendo pertencer a classes diferentes.

• Um aluno não pode participar com o mesmo professor em duas equipes de trabalho. Por exemplo, se o professor se apresentar com uma equipe de 6 alunos na modalidade Blog, não pode se apresentar com esses mesmos alunos na modalidade Web. Portanto, cada aluno pode participar de vários grupos e em diferentes modalidades, desde que sejam liderados por professores diferentes.


Equipes de professores com alunos

Os professores que desejam participar em equipe com outro professor poderão fazê-lo em qualquer modalidade e categoria, exceto em Experiências Didáticas, desde que sejam respeitados os seguintes requisitos:

• Poderão ser formadas equipes de dois professores, que poderão pertencer a mesma escola ou cada um a uma escola diferente.

• Cada equipe de trabalho será formada pelo número mínimo de 2 e máximo de 6 alunos.

• A equipe deverá designar um professor responsável ou representante, que será o encarregado de realizar a inscrição do grupo no concurso, indicando os dados do outro professor com quem trabalhará, assim como os alunos associados à equipe. O responsável, além de gerenciar a inscrição do grupo, será o principal interlocutor entre a equipe e a organização do concurso e o encarregado de realizar a entrega ou a confirmação dos trabalhos para sua avaliação por parte do júri.

• Todos os alunos devem pertencer ao mesmo nível educativo, participar da mesma modalidade e desenvolver o mesmo conteúdo curricular.

Se professores de diferentes países desejarem participar em conjunto, poderão fazê-lo desde que se inscrevam no mesmo calendário organizativo do concurso e solicitem previamente por escrito à organização.


Dúvidas para participar? Consulte reportagem, perguntas frequentes e envie e-mail para certamen@educared.org.br
As inscrições podem ser realizadas até o dia 16 de abril.

Animais e Feng Shui: Elefante

Olá pessoal! animais, seus significados

Elefante:

Seus significados incluem mensagens de gratidão, sabedoria, vitalidade, paciência, energia, força e mãe-terra.

Áreas do Baguá: Família e Sabedoria

Afirmação: Energia, força e sabedoria residem no meu ser e estou pronta para receber e expressar essas qualidades com luz e alegria.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Monitor Educacional


Começamos 2010 com oficinas de 12 hs do Monitor Educacional - TV Pendrive, na sede do NTE 05 em Itabuna desde 15/03. No dia 8/04 e 15/04 estaremos em algumas cidades da região, como Santa Luzia, Arataca, Maraú , eu estarei em Gongogi. Se sua cidade ainda não solicitou , agende data para um multiplicador ir até sua escola. Ligue NTE 05 - (073) 3617-1758.

UTILIDADE PÚBLICA:

Fiquem atentos para o Calendário de vacinação do H1N1

Gestantes: De hoje a 21/5.

Crianças de 6 a 23 meses e doentes crônicos com até 59 anos: De hoje a 2/4.

Adultos de 20 a 29 anos: De 5 a 23/4.

Idosos (a partir de 60 anos) com doença crônica: De 24/4 a 7/5.

Adultos de 30 a 39 anos: De 10 a 21/5.

Doenças crônicas: obesidade grau 3 (antiga obesidade mórbida); doenças respiratórias crônicas desde a infância; asmáticos (formas graves); imunodeprimidos; doença hepática, renal e hematológica; portadores da Síndrome Clínica de Insuficiência Cardíaca, entre outras.

As opiniões se dividem VACINAR ou NÃO VACINAR veja a opinião de profissionais altamente qualificados sobre o H1N1 e a vacina

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Tutorial do software de edição de vídeo Kdenlive

Colegas compartilho com vocês usuários do Linux Educacional a aula multimídia do KDENLIVE, tutorial que irá facilitar a criação de vídeos nos laboratórios das escolas e os usuários do Movie Maker vão se sentir bem familiarizados.

Aula multimídia Kdenlive
http://www.youtube.com/watch?v=oDm6RHZxTQA